quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Multiplicando a confiança (Marcos 8.1-10)

Olá a todos! Este é um novo blog que pretende ser uma espécie de diário espiritual para mim. Todos os dias vou escrever sobre algo que li na Bíblia. Desta maneira, tenho algo que me estimule a conhecer mais sobre Deus e sua palavra, e um compromisso de leitura que certamente fará com que eu me desenvolva espiritualmente.
Para começar, quero compartilhar algo que achei bem interessante numa leitura que fiz ontem.
                                                                         ------------

Os discípulos já haviam visto isto acontecer antes. Em outra oportunidade Jesus já havia se deparado com uma situação como aquela: uma multidão faminta por ouvir as palavras do Mestre. E então, a mesma multidão desejosa por algo para alimentar o corpo. E Cristo multiplicou pães e peixes e alimentou a multidão (Marcos 6.30-44).
Apenas dois capítulos recheados de milagres e maravilhas depois - Jesus anda sobre o mar, debate com os fariseus e os deixa sem palavras, fica estupefato com a fé de uma estrangeira e cura um surdo e cego. Dois capítulos depois e novamente os discípulos se veem em uma situação semelhante: uma multidão faminta e pouco alimento para tanta gente. Desta vez, porém, a cena é ainda mais dramática, pois há três dias que todas aquelas pessoas estão sem comer nada.
Preocupado, Jesus diz: "Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanecem comigo e não têm o que comer. Se eu os despedir para suas casas, em jejum, desfalecerão pelo caminho; e alguns deles vieram de longe (v. 2,3)." Aqui, Jesus dá uma bela oportunidade a seus seguidores. É como se ele estivesse dizendo: "Vamos lá, eu já lhes mostrei do que sou capaz! Vejamos se vocês aprenderam alguma coisa!"
A resposta, entretanto, é decepcionante. E demonstra uma tremenda falta de confiança naquele que realizou tantas maravilhas diante deles: "Mas os seus discípulos lhe responderam: Donde poderá alguém fartá-los de pão neste deserto? (v. 4)" É estranho observar esta reação nestes homens. Será que não apreenderam nada dentre todas as coisas que Jesus disse e realizou? Mas será que, se pensarmos bem, não podemos ver a reação daqueles homens como se estivéssemos olhando em um espelho? Afinal, todos já tivemos reação semelhante algum dia. Todos já nos deparamos com situações de fome, sem vislumbrar solução no fim da estrada. E todos nos perguntamos, mesmo depois de termos vivido experiências marcantes com o Senhor, como faríamos para sair dessa? Como saciar tamanha fome? De onde alguém poderá me fartar?
Não importa o tamanho do nosso Deus, se nossa fé é mesquinha. Algo parecido acontece com quem herda uma propriedade gigantesca, uma mansão enorme, numa fazenda maravilhosa, mas não tem o conhecimento necessário para administrar tal herança. Ou não tem dinheiro para mobiliar a mansão, nem prover a fazenda de recursos. Para que serve uma herança tão rica, se não é possível lidar com ela?
Jesus tem a resposta. Ou, como no texto bíblico, outra pergunta. "E Jesus lhes perguntou: Quantos pães tendes? (v. 5)" A única coisa que o Senhor faz é nos provocar para que nós mesmos encontremos a resposta. "Responderam eles: Sete." Isso acontece porque ele sabe que a resposta está dentro de nós, afinal, o Espírito Santo habita em nós e nos capacita a efetuar coisas além de tudo o que pedimos ou pensamos! Jesus faz a pergunta e depois não diz mais nada. Com a resposta dada pelos discípulos, ele age. Pães e peixes são multiplicados e as sobras chegam a sete cestos. Sete!
O Senhor está pronto para agir em nós miraculosamente. Ele deseja fazer com que simplesmente confiemos que aquele que está em nós é maior do que o que está no mundo. Ele quer transformar sete pães em muitos cestos de pães, de modo que nos fartemos e ainda reste sete cestos cheios. Cheios de confiança, fé e disposição para acreditar que ele é capaz. Sempre.

3 comentários:

Ester Malafaia disse...

Parabens pelo novo blog com essa nova proposta: estudar a Bíblia e passar adiante.
Boa reflexão em cima do texto de Marcos... Revelação do Espírito Santo. Deus o abençoe!

minifilhasara disse...

Que benção será, abrir este novo blog e encontrar pequenos detalhes tão preciosos da palavra mais rica do universo: a palavra de Deus, escrita na Bíblia!
É especial a maneira como Jesus levava seus discípulos e a todos que dialogaram com Ele, bem como acontece com a gente, hoje, a questionamentos que nos fazem manear a cabeça, com cara de tolos.
Tomara que os seus leitores se inflamem a buscar conhcerem mais dessa palavra que é, "Lâmpada para os pés e luz para o caminho."
Eu já estou aqui, e amando, esta sua proposta, filho!
Que o espírito de Deus o ilumine!

minifilhasara disse...

Oi, Pinho! Parou por que? Por que parou? Segue adiante e post mais, meu amor...tava tão bom! Bjs, mainha te ama...