domingo, 10 de janeiro de 2010

E Deus se arrependeu... (Parte 1)

"Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito que lhes faria e não o fez." (Jonas 2.10)


Interessante ler que Deus se arrependeu de alguma coisa que havia dito anteriormente. Há quem diga que Deus nunca se arrepende, mas certamente tal pessoa nunca pôs os olhos no livro de Jonas, ou não conhece a história de Noé (sobre isto falarei no próximo post). O fato é que a notoriedade de Deus está em seu caráter único, exemplar e possível de ser reproduzido por nós, criados à sua imagem e semelhança. Já ouvi muitos dizerem que não se arrependem de nada. Você já deve ter ouvido essa velha conversa: "Só me arrependo do que não fiz."
A Bíblia, no entanto, ensina o arrependimento: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 3.2); "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR." (Atos 3 : 19).
Arrepender-se é perceber a necessidade de voltar atrás, começar outra vez, abandonar atitudes destrutivas e prosseguir. É admitir que somos falhos, que temos a característica inata de pecar, mas que podemos dar a volta por cima e nos reerguer.
É claro que o arrependimento que Deus sente não é por algum pecado que ele tenha cometido, algo impossível para ele. No livro de Jonas, Deus voltou atrás em sua palavra porque foi provocado. Ele havia dito que destruiria a cidade de Nínive, mesmo sendo uma cidade muito importante para ele (Jonas 3.3,4). Por causa dessa importância, o Senhor convocou Jonas para que pregasse ao povo do lugar, a fim de que se arrependessem.
Depois de muito resistir (leia o livro para saber o quanto o profeta relutou), Jonas chegou em Nínive e pregou ao povo. A reação dos ninivitas é imediata: "Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor." (Jonas 3.5) Até o rei da cidade se arrependeu. Era necessário que todos se prostrassem e se humilhassem perante o Senhor, pois quando um órgão do corpo está doente, todo o corpo deve submeter-se ao tratamento. Não se pode extrair o fígado para tratá-lo de uma hepatite e, depois de curado, devolvê-lo ao corpo. É preciso que haja uma mobilização do corpo para que um órgão seja sarado.
Se um só habitante de Nínive não se arrependesse, imagino o que seria da cidade. Quando Deus falou ao povo de Israel sobre conversão e arrependimento, englobou em sua palavra cada integrante da população: "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7.14)
Deus viu o que os ninivitas haviam feito, e isso provocou sua misericórdia. Então, DEUS VOLTOU ATRÁS.
A Igreja precisa se arrepender, para mover o coração de Deus, e atrair sua misericórdia para nós. Não tenha dúvidas; Deus não vê problema algum em mudar o que disse anteriormente, mas para isso é indispensável que nos humilhemos e nos prostremos. E nossa terra será sarada.

2 comentários:

Ester Malafaia disse...

Q reflexão maravilhosa a respeito do arrependimento... muito profundo este texto. Ele nos leva a entender que diante do nosso arrependimento, Deus pode voltar atrás no que disse... isso é maravilhoso! Parabéns. BJS!

Ester Malafaia disse...

isso aqui já ficando ultrapassado, hein... atualiza!!!