segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Buscando as coisas lá do alto (Colossenses 3.1-4)

O último fim de semana foi de grande aprendizado para mim, bem como para todos os irmãos que atenderam ao convite e foram para o retiro espiritual 2010 da Igreja Filadélfia. Durante quatro dias fomos desafiados e conduzidos a estabelecermos objetivos espirituais ambiciosos, a fim de experimentarmos um crescimento significativo nesta área fundamental da vida.
O tema deste retiro também serviu como título desta postagem, mas este texto poderia muito bem ser intitulado Quero Morrer, já que aprendemos que é necessário passar pela morte do ego, da morte para o mundo, se quisermos vivenciar uma vida vitoriosa em Cristo. "Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus" (v. 3). O que temos visto na igreja são conjuntos de regras, normas, estatutos, que tentam em vão fazer o cristão viver uma vida piedosa e santa. Paulo diz que tais preceitos "têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade" (Cl 2.23). Para vencermos as obras da carne não adianta criarmos costumes e leis que nos "impeçam" de fazermos alguma coisa pecaminosa, porque enquanto não morrermos para nós mesmos o desejo de cometer pecado permanecerá, e eventualmente nos levará a pecar.
O morto, entretanto, permanece imóvel, não importa o que aconteça ao seu redor. Não vê, não sente, não fala, portanto não peca. Ao morrermos, renunciamos a uma imitação da vida, uma emulação que cria a ilusão de um viver "livre", mas que na verdade aprisiona a quem se submete a ela. A morte para o ego vem para libertar-nos.
Com Cristo, no entanto, não permanecemos mortos. "Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória" (v. 4). Morrer para o mundo é manifestar a glória de Cristo. Morrer para o mundo é buscar as coisas lá do alto. E quando se olha para o alto, não se presta atenção no que acontece no nível terreno. Pensar nas coisas de cima é cultivar uma vida verdadeira, repleta de descobertas e cheia de ternura e amor.
Eu quero morrer para mim mesmo, Senhor!

2 comentários:

minifilhasara disse...

Filipe, porque parou...parou porquê?
Escrever coisas do reino parece mais difícil, né? Mais desafiador, com certeza.
Não pare, não, filho! Prossiga..."Remindo o tempo porquanto os dias são maus."
Não se esqueça, estou daqui intercedendo sem cessar por você...
Bjs, meu filho amado!
Mamãe

Unknown disse...

Como vai Filipe. Quero dizer que estou começando a ler seus artigos desde ontem E queria dizer que você escreve muito bem cara. Estou aqui também tentando escrever meu blog para fazer o mesmo que você... Levar uma palavra de vida a todos os que quiserem ler. Parabéns por sua iniciativa. Continuarei lendo suas postagens :)