sábado, 31 de julho de 2010

E Deus se arrependeu... Parte 2 (Jonas 1:1-3; 3:1-3)

Nestas passagens vemos Deus dando duas chances a Jonas. Na primeira vez, ele desperdiça; na segunda, ele abraça. Deus queria que Jonas fosse a Nínive, uma grande cidade (para atravessá-la eram necessários três dias), mas que estava afundada no pecado, fugindo de Deus e de sua Palavra. Interessante: Jonas estava fazendo exatamente a mesma coisa. Não atendeu o chamado do Senhor e tudo o que ouviu de Deus que deveria fazer, ele fez o contrário. Deus disse-lhe que fosse para Nínive; Jonas foi para Jope. Deus disse: "Levante-se e venha ao encontro do meu chamado"; Jonas levantou-se para fugir do chamado. Se Nínive se esquecera de Deus, Jonas estava caminhando para o mesmo destino.
Temos um hábito lamentável e destrutivo: não levamos o pecado a sério. Precisamos entender que Deus deseja ter conosco um relacionamento saudável e redimido, mas isso só acontecerá se levarmos o pecado a sério, se deixarmos de diminuir nossas atitudes pecaminosas, que minam nossa capacidade de realizar grandes coisas para o Senhor. Jonas reconheceu seu pecado, levou-o a sério, e Deus então levou o perdão a sério. Era chegada a hora da segunda chance.
Mas Jonas ainda veria que o Senhor não apenas oferece segundas chances aos seus servos. Todos têm acesso à redenção por meio da confissão dos pecados. Nínive ouviu a mensagem de Jonas, admitiu seu pecado, e não apenas isso, fez algo a respeito. Todos os cidadãos rasgaram suas vestes, recusaram-se a comer e a beber e puseram cinzas e pó sobre suas cabeças, em demonstração de seu arrependimento. E Deus viu. Quando levamos o pecado a sério, isso atrai a atenção de Deus. Havia uma promessa de destruição de toda a cidade, mas o que os habitantes de Nínive fizeram - veja bem, todos os habitantes, não apenas o rei ou os líderes religiosos, mas todos - inspirou o autor do Livro de Jonas a escrever um dos versículos mais belos de toda a Bíblia: "Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito que lhes faria e não o fez." (Jonas 3:10)
Que lindo! Deus se arrependeu e mostrou mais uma vez o quanto é misericordioso! Ele está disposto a  nos demonstrar a mesma misericórdia com que presenteou o povo de Nínive. Para isso, precisamos admitir o pecado, confessá-lo e clamar pelo perdão do Senhor. "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9)